terça-feira, 24 de março de 2009

Caetano Veloso/João Gilberto - Eu e a Brisa

Considero esta canção como uma das mais belas de entre todas as que conheço. Pelo poema que é fabuloso, pela melodia linda e singular e ainda pela conjugação letra/música que é de uma adequação perfeita.
Um aspecto estranho na forma do poema é que as rimas parecem estar dissimuladas, de tal modo que fico com a impressão que, por pouco, elas não existem.
Esta arte deve-se a Johnny Alf e "Eu e a Brisa" é provavelmente o seu maior sucesso.
A primeira vez que a escutei foi cantada por João Gilberto mas numa versão mais rápida do que esta aqui (cliquem Play no Blip) que não me agrada tanto. Prefiro a versão do Caetano no vídeo.


Ah, se a juventude que esta brisa canta
Ficasse aqui comigo mais um pouco
Eu poderia esquecer a dor
De ser tão só pra ser um sonho
Daí então quem sabe alguém chegasse
Buscando um sonho em forma de desejo
Felicidade então pra nós seria
E, depois que a tarde nos trouxesse a lua
Se o amor chegasse eu não resistiria
E a madrugada acalentaria a nossa paz
Fica, ó brisa fica pois talvez quem sabe
O inesperado faça uma surpresa
E traga alguém que queira te escutar
E junto a mim queira ficar
(Johnny Alf)

2 comentários:

Clarice disse...

Eu adoro esta música, e no tempo ela fica cada vez mais bonita... sei de cor:)

Vedoris disse...

Temos que gravar uns MP3 e pôr na net. Tu cantas e eu toco.